O Brasil tem um alto número de desempregados. Segundo o IBGE, já são 13 milhões de brasileiros que buscam uma vaga – o que representa 12,3% da população do país.
No entanto, o setor de tecnologia tem uma grande procura por profissionais, somando mais de 5 mil vagas somente nas startups – como aponta um estudo feito pela Associação Brasileira de Startups.
Confira agora quais são as profissões que mais se destacam neste segmento e quais são as habilidades buscadas neste profissional.
1: UX Designer
O especialista em Experiência do Usuário (User Experience – da sigla em inglês) tem a função de criar produtos e serviços que vão ajudar pessoas a fazerem algo com facilidade. O principal objetivo do profissional é se colocar no lugar do consumidor, afinal, é para ele que você irá desenhar o produto. Como Designer, é essencial saber aplicar os princípios básicos de design gráfico.
2: Growth Hacker
O profissional de Growth Hacker se concentra em resultados consideráveis e em alternativas inovadoras para o crescimento escalável de uma startup, com o pensamento analítico e métricas sociais para vender produtos e ganhar exposição. Os growths estão usando técnicas como o SEO (Search Engine Optimization), análise de sites, marketing de conteúdo e testes A/B.
3: Desenvolvedor Full Stack
Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, explica que existem duas frentes em programação web: front-end e o back-end. “O Desenvolvedor Full Stack é responsável por atuar nas duas áreas de conhecimento, resolvendo problemas e criando soluções. Seu conhecimento o permite trabalhar em diversos segmentos no desenvolvimento de software”, explica.
4: Data Scientist
Um Data Scientist é um profissional com qualificação superior aos demais envolvidos na linha de frente com quantidades exponenciais de dados. “Geralmente, é o responsável por conduzir as mais variadas formas de análises de dados, pois possui conhecimentos em tecnologias como o Hadoop – programa de software distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados – e outras plataformas de código aberto”, Ricco explica. O que diferencia esse profissional é o conhecimento teórico sobre como manipular os dados do jeito mais adequado.