No palco do Futurecom 2023, duas vozes proeminentes da cVortex, Thiago Castro, CEO e co-founder, e Rodrigo Garcia da Silveira, abordaram o universo em constante evolução da Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações práticas. 

Enquanto Castro destacou a história e popularização da IA, apontando sua presença ubíqua, Silveira trouxe reflexões críticas sobre as barreiras e desafios na implementação efetiva dessa tecnologia.

As falas dos especialistas trazem uma visão abrangente sobre os avanços, desafios e potenciais transformações que a IA promete trazer para o mundo dos negócios. 

Veja um resumo da apresentação dos especialistas neste artigo!

A evolução da Inteligência Artificial e sua popularização: uma análise de Thiago Castro, CEO da cVortex

Durante sua participação no Futurecom 2023, Thiago Castro, CEO da cVortex, destacou a história e a evolução da inteligência IA ao longo do tempo, sublinhando sua presença disseminada na sociedade moderna.

Castro enfatizou que a história da IA remonta à década de 1950, quando os primeiros algoritmos foram definidos. 

Ele delineou os marcos principais dessa evolução, desde os algoritmos baseados em conhecimento em bases de dados dos anos 1970 até o surgimento das redes neurais nos anos 1990 e 2000. 

Segundo ele, a década de 2000 em diante testemunhou o advento do aprendizado profundo e o surgimento de tecnologias gerativas de IA.

“A gente está falando de algo velho, que já está presente na nossa vida através de várias coisas. Já está presente nas músicas que escutamos no Spotify, está presente no YouTube, nos conteúdos que a gente vê. Então é algo já difundido”, diz.

Focando no contexto do relacionamento e atendimento, Castro ressaltou a transformação no uso da IA. Ele mencionou que, nos anos 1990, iniciou-se a aplicação da IA no atendimento ao consumidor, principalmente por voz, devido à limitada difusão da internet. 

No início dos anos 2010, a IA voltada para texto ganhou destaque, coincidindo com o lançamento do WhatsApp. A evolução levou ao desenvolvimento de chatbots e à aplicação da IA em atendimentos mais contextuais e conversacionais.

O ponto crucial, segundo Castro, é a “virada do jogo” da IA, evidenciada pela sua popularização, a partir de aplicações como o ChatGPT

Ele comparou o passado, onde a Inteligência Artificial era complexa e restrita a especialistas em tecnologia, com o presente, onde até crianças utilizam a IA para aprender e gerar conteúdo de forma intuitiva.

Além disso, destacou o Hypo Cycle GA do Gartner, mencionando a importância de compreender o posicionamento atual das tecnologias no cenário global.

Ao encerrar sua palestra, enfatizou que: “A IA continua em constante evolução e sua popularização redefine não apenas a tecnologia em si, mas também a maneira como interagimos e utilizamos suas capacidades em nosso dia a dia”.

Consultor da cVortex, Rodrigo Garcia da Silveira, analisa a prática da Inteligência Artificial no Futurecom 2023

Rodrigo Garcia Silveira, consultor de negócios da cVortex, iniciou a sua fala apresentando dados.

“Hoje, 58% dos executivos brasileiros consideram a Inteligência Artificial pelo menos entre os cinco principais projetos deles no Brasil. 86% consideram que essa é a estratégia principal para as empresas. Só que 30% das empresas, de fato, estão utilizando a inteligência artificial de alguma forma, seja no atendimento, seja para gerar ideias, insights, para entender o comportamento dos seus clientes”, ponderou

Ele ressaltou a importância de compreender as barreiras que impedem a implementação efetiva da IA, incluindo a falta de compreensão de seu funcionamento.

O consultor de negócio também ecoou o ponto de vista de Thiago Castro sobre a popularização da IA, mencionando a facilidade de treinamento de chatbots por meio de linguagem natural. 

No entanto, enfatizou a necessidade de pessoas treinadas para adaptar a IA ao conhecimento específico de uma empresa, comparando o processo de treinamento a integrar um novo funcionário.

Silveira ainda abordou as preocupações em torno da segurança da informação, enfatizando a necessidade de proteger os dados dos clientes, especialmente em setores financeiros. Ele apontou a escassez de profissionais qualificados na área de TI como um desafio adicional a ser enfrentado.

Explorando as possibilidades da IA, Silveira destacou a versatilidade além dos chatbots. Ele descreveu como a Inteligência Artificial pode ser aplicada para analisar o comportamento de consumo dos clientes em sistemas de pagamento, permitindo estratégias personalizadas e oferecendo uma experiência mais adaptada aos usuários.

Ao final, Silveira apresentou um exemplo prático de como a IA está sendo usada na cVortex.

“Usamos uma aplicação da IA não como atendimento, substituindo um ser humano, mas apoiando ele, melhorando a qualidade do serviço prestado, melhorando a inteligência e a experiência do usuário final dentro de um serviço”, exemplificou.

Saiba mais sobre o uso de IA no atendimento ao consumidor assistindo à palestra dos representantes da cVortex na íntegra. Assista ao conteúdo completo agora!