Com uma carreira consolidada na área tecnológica, Sandra Maura decidiu se arriscar e criar sua própria empresa. Quase vinte anos depois, colhe os frutos de uma decisão acertada, onde atua hoje como CEO da TOPMIND, empresa especializada em TI.

Terceira participante de nossa série “Mulheres na Tecnologia”, Sandra dividiu com o Futurecom Digital um pouco de sua trajetória e carreira, destacando obstáculos que enfrentou e conquistas que alcançou por meio da perseverança e estratégia.

Siga conosco e leia a entrevista completa de mais uma importante mulher que faz a diferença no setor da tecnologia do Brasil!

Quem é Sandra Maura?

“Nasci no estado de São Paulo, mas vivi alguns anos no  Rio de Janeiro buscando minha formação acadêmica. Me formei em Ciência da Computação na Universidade Estácio de Sá, no Rio. Sou especializada  em Marketing, e tenho MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhembi Morumbi, além de um diploma de coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute), onde também concluí o Líder Coach Program. 

Em 2004, após ter uma carreira em outras empresas na área de tecnologia, senti que estava pronta para criar a TOPMIND, que hoje é uma das principais empresas de soluções de TI do Brasil. Nesses quase 20 anos de empresa, tivemos uma trajetória de crescimento, inclusive abrindo escritórios pela América Latina e Estados Unidos. 

Além disso, também criei o TOP+Próximo, uma iniciativa social, sem fins lucrativos, com objetivo de auxiliar profissionais que estão em busca de recolocação profissional. Workshops gratuitos são conduzidos por palestrantes voluntários que abordam os mais variados temas para agregar mais conhecimento profissional e pessoal aos participantes, para que eles estejam mais preparados para o mercado de trabalho. 

O TOP+PRÓXIMO já conta com mais de 100 palestrantes voluntários e uma taxa de recolocação acima de 30% entre os participantes. Em seis anos de existência, já contou com mais de 14 mil inscritos.

Para relaxar, costumo apostar em meus hobbies. Gosto muito de pescar, jogar truco e viajar com a família. Recentemente, também adquiri um novo hobby: fazer cerveja artesanal.”

Como é o dia de uma CEO de tecnologia?

“O dia a dia de uma CEO exige atenção e envolvimento constante com o negócio, em especial quando falamos de uma área como a tecnologia, que está sempre em transformação. Diariamente precisamos estar atentas às novidades e tendências do mercado e como elas influenciarão a forma como entregamos nossos serviços. Por isso, todos os dias procuro informações sobre tendências e como posso inseri-las ao trabalho que desenvolvemos na TOPMIND.

Outra importante parte do dia é estar diretamente em contato com colaboradores e clientes, à disposição não apenas para que possamos conversar sobre as mais recentes tomadas de decisão, mas também para exercer da melhor forma meu papel de liderança, pronta para refletir e compartilhar minhas opiniões sobre o caminho que devemos seguir. 

Emprego uma filosofia de gestão baseada em liderança participava, em que valorizo a participação de minha equipe no desenvolvimento de estratégias e na tomada de decisões. Não existe um dia na vida de uma CEO que não envolva comunicação, gestão, proatividade, organização e conhecimento. 

Na TOPMIND, permeio por todas as áreas técnicas e de tecnologia (desenvolvimento de projetos e soluções), comercial, marketing, finanças e RH, por exemplo. Atuando em todas essas áreas, noto como é importante que cada colaborador, de cada uma delas, sinta que eu estou disponível para alinhamentos, feedbacks e opiniões para que, juntos, possamos atingir os objetivos que temos.”

Trajetória: o que te levou ao mundo da Tecnologia da Informação?

“Comecei minha carreira em TI aos 16 anos, quando havia pouquíssimas mulheres nesse mercado. Trabalhava no departamento administrativo de uma empresa quando um gerente da área de TI me convidou para atuar no suporte a usuários. 

Sedenta por mais conhecimento, fiz faculdade de Ciência da Computação e outros diversos cursos que pudessem me dar conhecimento nessa jornada. Trabalhei em todas as áreas de TI dessa empresa, desde o desenvolvimento de sistemas, infraestrutura, suporte e telecom, e nunca mais deixei o mercado de tecnologia. 

Antes de fundar a TOPMIND, tive passagens por outras empresas. Atuei, por exemplo, na área de suporte técnico. Também trabalhei em desenvolvimento e programação, e na área de tecnologia em uma rede de fast food até ter a oportunidade de ingressar na área comercial de uma grande empresa de TI. 

Ali, percebi definitivamente que a tecnologia era um importante meio para viabilizar verdadeiras estratégias de negócios para os mais variados segmentos. Anos depois, em 2004, dei o próximo passo em minha carreira e criei a TOPMIND, que hoje é uma das principais empresas de soluções de TI do Brasil.”

Como você enfrentou e enfrenta os desafios da sua carreira?

“Sempre enfrentei os desafios com calma, equilíbrio e paciência, sem deixar de lado o foco e a determinação. Para trabalhar com tecnologia, precisamos enfrentar os desafios dessa forma. Resoluções devem vir a partir da reflexão e responsabilidade, sempre buscando a melhor saída possível para os desafios, como um quebra-cabeça. 

Busco utilizar o conhecimento que adquiri em minha jornada profissional e pessoal, nunca esquecendo que tenho ao meu lado uma equipe de colaboradores bem preparados, a quem posso buscar suporte quando necessário. Nesses casos, é importante deixar os objetivos e metas claros para que todos trabalhem no mesmo ritmo e para que as finalidades se complementam. 

Acredito que os desafios são diversos, mas também podem ser oportunidades, pois nos impulsionam a nos aperfeiçoar enquanto líderes e encontrar maneiras de atingir nossos objetivos. 

Desafios trazem aprendizado. É fundamental que as pessoas aprendam com os desafios de suas jornadas. Cada nova experiência vai ajudar a adquirir mais segurança para as tomadas de decisão necessárias aos negócios.”

Quais qualidades te levaram ao sucesso?

“Minha determinação e a paixão pela área em que escolhi fazer carreira definitivamente foram parte importante do sucesso de minha trajetória, além da sede de conhecimento que me levou cada vez mais longe em minhas conquistas. 

Para alcançar nossos objetivos e crescer de forma positiva, é extremamente necessário que haja investimento emocional e técnico de nossa parte. Devemos nos dedicar a conhecer as características mais importantes de nossa área, aperfeiçoando a forma como trabalhamos em seus desafios e soluções! 

Além disso, não há como vencer os obstáculos que aparecem em nosso caminho sem foco, conhecimento e comprometimento.”

Liderança: quais dicas você daria para novas integrantes em carreiras de tecnologia?

“Acredito que a dica mais importante que posso dar é: se preparem. A área da tecnologia exige conhecimento, e é preciso considerar aspectos técnicos e de comportamento. Também é fundamental que aprendam com os desafios e novas experiências nessa jornada. 

O repertório irá te ajudar a criar segurança para as tomadas de decisão necessárias. Lembre-se também que ninguém chega ao topo sozinho. Construa boas alianças e invista na colaboração para desenvolver projetos que levem ao sucesso. 

Outro ponto importante é lembrar de equilibrar a vida profissional e pessoal. Tenha mente que os sonhos nesses dois lados da vida podem ser realizados em conjunto.”

Conheça outras importantes mulheres da tecnologia! Leia também a segunda entrevista de nossa série especial, realizada com Erika Rosetto, coordenadora de controle orbital de satélites da Embratel.