A produtividade e o controle de recursos nas lavouras e na criação de animais são temas centrais para o Agronegócio, que deve se beneficiar, de maneira significativa, da chegada do 5G no Brasil. A expectativa é que a tecnologia de quinta geração amplie a conectividade e permita o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Ganhando cada vez mais espaço no Agronegócio, esta pauta estará em discussão durante o Futurecom 2022, que acontecerá no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 18 e 20 de outubro.

Conteúdo de agronegócio no Futurecom 2022

Arena Future Talks

Durante o dia 18/10, primeiro dia do evento, a Arena Future Talks terá uma programação especial para o segmento Agro, falando sobre as principais mudanças necessárias e as relações entre Telecomunicações e TI para solucionar questões atuais e avançar na construção do futuro, com ecossistemas mais complexos e maior eficiência.

  • 11h às 11h30 – DWDM: conectividade para promover o desenvolvimento do agronegócio (Palestrante: Uriel Miranda);
  • 14h30-15h: Projetando o Futuro da Agricultura (Palestrantes: Nokia – Felipe Garcia – Diretor de Marketing Brasil | TIM – Paulo Humberto Gouveia – Diretor Senior de Soluções Corporativas);
  • 16h às 16h30: NLT Telcom – Redes Privativas como alavancador de IoT no campo

Arena 4 Corp powered by Google Cloud

Também aproveite os palcos dedicados a palestras e estudos de caso voltados para a inovação e últimas tendências em conectividade, transformação digital e TI.

Palco Telco Transformation

  • 12h às 12h30 – IoT não é apenas 5G, a melhor tecnologia de conectividade para sua necessidade (Palestrantes: Ricardo Simon, Diretor de Vendas Latam, Quectel e Micael Lisboa, Gerente de Engenharia Latam, Quectel).
  • 15h às 15h30 – Como resolver o desafio de densificação para destravar o potencial do 5G? (Palestrantes: Daniel Cardoso, CEO, I_Systems; Antônio Maya, CTO, IHS Towers; e Cassio Futuro, COO, IHS Towers).

– Palco IT Transformation

  • 12h às 12h30 – Smart Contracts: O futuro dos contratos já é uma realidade (Palestrantes: Norbert Otten, Head LATAM de Engenharia de Soluções DocuSign)

Arena Future Tech

Confira nesta arena o que há de mais inovador e disruptivo no mundo das startups e hubs de inovação.

11h às 11h30 – Ambiente de Oportunidade X Resultado nos negócios (Palestrante: Giane Santos, coordenadora de projetos – Parque Tecn. São J. Campos)
17h às 17h30 – Porque toda Startup deve nascer DataDriven (Palestrante: Alexandro Romeira – i2ai)
18h às 18h30 – Out Of Band: como otimizar o tempo das equipes de TI (Palestrante: Antonina Buriti – Techbaum / ZPE Systems)

* Palestras abertas para visitantes.

Future Congress

  • 13h30 às 15h: Quais são os novos modelos de negócios alavancados pelas oportunidades multissetoriais?

O 5G permitirá uma sociedade ultra conectada, fomentando diretamente novos modelos de negócios em todos os setores da economia, viabilizando o surgimento de produtos e serviços disruptivos, que se traduzirão em soluções e inovações para antigas práticas e desafios. Neste painel, fornecedores de tecnologias para as áreas da saúde, indústria, varejo, agronegócio e logística detalharão as possíveis revoluções que o 5G proporcionará a cada um destes setores.

O debate terá a participação de Alexandre Gomes – Diretor de Marketing da Embratel, Calyton Cruz – Divisional President da AmDocs, José Roberto Nogueira – CEO da Brisanet, José R. Rocha – Sócio Diretor da EY, Sergio Berkierman – CEO da Winity, com a mediação do Samuel Possebon – Teletime News.

  • 15h às 16h30: O Futuro à colaboração pertence: Conexão Campo – Indústria – Logística

A agricultura e indústria compartilham alguns desafios quando o assunto é transformação digital e disrupção dos negócios por meio da tecnologia e da conectividade: dificuldade de conexão, motivada pelas extensas coberturas geográficas e localidades geralmente remotas de suas operações; complexidade de adequação da mão de obra a novos modelos; impossibilidade de interromper a produção mesmo em meio a projetos de inovação. Neste painel, 4 líderes trocam experiências e aprendizados sobre dificuldades e soluções para o desafio da conectividade e aplicação da tecnologia no campo e no chão de fábrica.

Participarão do painel a Roseilda Prates – Presidente da P&D Brasil, Pedro Francisco Moreira – Presidente da Abralog e como mediador, o Consultor – Mauro Andreassa.

* Debates disponíveis para congressistas.

Soluções para o Agro dos expositores Futurecom 2022

Embratel

A Embratel terá diversas demonstrações com o 5G da Claro voltadas para indústrias, hospitais, escolas, agronegócio e médias e grandes empresas.

Dentro do agronegócio, suas soluções são para conectividade, mobilidade, colaboração, segurança internet das coisas, customer experience, professional services, cloud & data center e data analytics.

Inatel

Já o Inatel levará uma solução, feita em parceria com RNP e o MCTI, para criação de redes 5G privativas, o 5G in a Box. Com o acesso da antena e o core dentro de uma única caixa, é uma solução para onde o sinal das operadoras convencionais não chegam. Todo o controle fica com o usuário em um software, podendo cadastrar novos SIM cards e demais configurações dessa rede.

Além disso, com uma conexão de internet backhaul, o 5G in Box tem a capacidade de conectar máquinas agrícolas automatizadas com baixa latência, ou sensores coletores de dados para a execução da agricultura de precisão.

Compre já o seu ingresso para o Futurecom 2022!