São Paulo lidera o ranking de estados com a melhor infraestrutura básica de TI, com iniciativas que procuram desburocratizar a vida pública e privada – e esse cenário mostra sinais de continuidade. Somente em 2017 foram investidos R$ 35 milhões na infraestrutura do Data Center Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) que, além de permitir a atualização tecnológica do parque instalado, aumentou a sua capacidade operacional.
Esse investimento permitiu:
- 5,8 milhões de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) emitidos;
- Impressão e envio de 91,5 milhões de notificações e boletos de multas de trânsito, carnês de financiamento imobiliário e comunicados;
- Envio de 18,4 milhões de SMS de agendamentos ou aviso sobre a retirada de documentos;
- Microfilmagem de 10,7 milhões de documentos de diferentes órgãos;
- Realização de 7,6 milhões de coletas biométricas para a emissão de RG e CNH;
- E a instalação de 8,9 mil pontos de rede elétrica e lógica.
De acordo com gerente de Marketing da Prodesp, Maurício Braga de Oliveira, “uso extensivo de Tecnologia da Informação colabora na redução do tempo de execução e na padronização dos processos administrativos, resultando no aumento da produtividade e da eficiência. Além disso, otimiza a geração de indicadores de desempenho e de informações que facilitam a tomada de decisões gerenciais para o aprimoramento dos processos e o uso racional dos recursos”.
Conheça as iniciativas de infraestrutura básica que estão sendo adotadas em São Paulo para que o estado seja referência em inteligência e conexão, serviços de referência não só nas áreas citadas acima em referência à sua capital, mas também avançar em meio ambiente, energia, segurança, governança etc.
#1. Poupatempo
Inaugurado em 1997, o Poupatempo é o serviço público com 71 postos em funcionamento no estado que agiliza solicitações burocráticas do cidadão, como emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, CPF e etc.
#2. Acessa São Paulo
Espaços de coworking criados para incentivar o movimento empreendedor.
#3. SP Serviços
Desde a sua fundação, em 2014, a loja de aplicativos móveis do Governo do Estado de São Paulo registra 10,8 milhões de downloads. Por meio do uso dos aplicativos, os cidadãos do estado podem:
- Denunciar crimes ambientais;
- Consultar e resgatar créditos da Nota Fiscal Paulista;
- Registrar reclamações sobre serviços de saneamento básico, gás encanado e energia;
- Pesquisar a respeito dos direitos dos consumidores e empresas que acumulam o maior número de reclamações;
- Administrar a rotina de tratamento de pessoas portadoras de HIV e Hepatite C;
- Consultar o Diário Oficial do estado de São Paulo e o perfil de 645 localidades paulistas;
- Verificar ocorrências nos serviços de trens e metrô.
#4. Segurança
Detecta: é um sistema inteligente que auxilia as polícias Civil e Militar de São Paulo na prevenção e combate à criminalidade. Ele cruza as informações de diferentes bancos de dados, como boletins de ocorrências, veículos furtados e roubados e chamados abertos no 190, além de mostrar imagens em tempo real de câmeras públicas e privadas que monitoram as cidades do estado.
Inquérito Policial Eletrônico: o número de delegacias habilitadas a registrar o inquérito policial de forma eletrônica passou de 36 para 760. Isso diminuiu a necessidade de comparecimento às delegacias e reduz as chances de extravio de documentos.
Delegacia Eletrônica: um levantamento mostrou que dos 2,7 milhões de Boletins de Ocorrência registrados em delegais do estado, cerca de 800 mil poderiam ter sido feitos via Delegacia Eletrônica. Por isso, o serviço foi reformulado e, logo na primeira página, o cidadão sabe se o registro pode ser digital ou se existe a necessidade de comparecimento a alguma unidade.
#5. Via Fácil Bombeiros
O serviço facilita a solicitação e emissão de licenças para a construção de novas edificações. Por meio do serviço, é possível enviar plantas dos imóveis, pedir esclarecimentos de dúvidas e encaminhar recursos, entre outras possibilidades.
#6. Bolsa Eletrônica de Compras
O sistema eletrônico de compras permite ao estado comprar mais barato, dando maior transparência aos procedimentos e seus resultados, além de facilitar a inclusão de pequenos e médios fornecedores na disputa eletrônica.
Desde a sua implementação, no ano 2000, a Bolsa Eletrônica de Compras (BCE) proporcionou uma economia estimada de R$ 27 bilhões aos cofres públicos.
#7. Poupa Tempo Empreendedor
O serviço reúne no mesmo endereço todos os órgãos públicos envolvidos no licenciamento de empresas: Corpo de Bombeiros, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Centro de Vigilância Sanitária e Cetesb. Isso desburocratiza e agiliza a abertura e legalização de novas empresas.
#8. Saúde Pública
A implementação do S4SP, Saúde para São Paulo, já informatizou áreas de atendimentos médicos, como admissão de pacientes, controle de leitos, agendamentos, laboratório de análises clínicas e faturamento do SUS (Sistema Único de Saúde).