A distribuição de internet no Brasil vem evoluindo na mesma velocidade em que mais cidades, pessoas e empresas aderem à digitalização. No entanto, a entrega de uma boa velocidade de conexão ainda é um grande desafio. E a pergunta que fica é: como garantir internet de qualidade para todos diante de desafios estruturais e logísticos?
Uma das possíveis respostas para isso está nos cabos ópticos OPGW, que trazem em seu desenvolvimento tecnológico, a capacidade de prover conexão de dados com qualidade em rotas de longa distância e de modo seguro contra falhas ou vandalismos.
O que são cabos ópticos OPGW?
Tecnologia de ponta, os cabos ópticos OPGW são uma inovação diante de cabos normais, como os de cobre pois eles atuam como cabos para-raios da linha de transmissão de energia elétrica, com a função de proteger as linhas de transmissão contra descargas atmosféricas e também possuem em seu interior cabos de fibras ópticas com a função de transmissão de dados em altas capacidades e em altas velocidades.
Sua fibra óptica, cujo tamanho é pouco maior que um fio de cabelo humano, transmite dados em altíssima velocidade utilizando a luz.
As fibras ópticas são acondicionadas em um tubo de alumínio, o qual é envolvido pelos fios de alumínio e aço galvanizados chamados “tentos” que formam o cabo para-raios da linha de transmissão.
O que os difere é a capacidade de transferir dados em grande velocidade, por longas distâncias, sem perder a qualidade. Os cabos ópticos OPGW apresentam excelente performance de transmissão de dados por serem formados por fibras ópticas de baixa atenuação, da ordem de 0,19 dB/Km (na janela de 1550nm).
Como cabos ópticos OPGW garantem a melhor entrega de internet?
Os cabos ópticos OPGW possuem todas as características que estão presentes em uma rede normal de fibras ópticas, como a alta taxa de transmissão de dados, sua imunidade às interferências eletromagnéticas (sem limitações de sinal e ruído, por exemplo) e isolamento elétrico, graças aos materiais dielétricos que fazem parte de sua composição.
Porém, além disso, há outros aspectos que garantem a melhor entrega de dados do mercado. A infraestrutura, por exemplo, é mais segura e confiável para a criação de uma rede óptica de transmissão de dados, pois tem baixíssimo índice de falhas, fazendo com que o sistema de dados tenha uma altíssima disponibilidade.
As condições de instalação também são um fator crucial para a alta qualidade e velocidade na entrega de dados em longa distância, pois estão em um ambiente de acessibilidade controlada (no alto das torres de transmissão de energia) e possuem construção robusta com o objetivo de torná-los imunes às intempéries que os cabos elétricos estão sujeitos.
Inclusive, a disponibilidade dos cabos OPGW é muito superior a qualquer outra infraestrutura de instalação de cabo óptico, como posteação aérea, rodovias, oleodutos ou gasodutos.
O futuro da conectividade no Brasil passa pelos cabos ópticos OPGW
Se há alguns anos a principal virtude para quem lidava com internet era paciência (esperando para que um download pequeno fosse concluído), agora o que está na lista de desejo de todos é o desempenho.
O número de usuários cresceu exponencialmente, assim como suas demandas e a exigência de cada uma delas, como streaming, jogos online e uso de dados móveis.
Os cabos ópticos OPGW fazem o meio de campo para que todas essas necessidades sejam supridas, com alta tecnologia e eficiência na entrega da melhor conexão.
“Os cabos OPGW são a infraestrutura mais segura e confiável para a criação de uma rede óptica de transmissão de dados, pois tem baixíssimo índice de falhas, fazendo com que o sistema de dados tenha uma altíssima disponibilidade, como é o caso da rede Eletronet, que tem quase a totalidade da sua rede (96%) estruturada em cabos OPGW”, destaca Cassio Lehmann, diretor de marketing e vendas da Eletronet.
Prova disso é que grandes operadoras têm buscado cabos ópticos OPGW para compor uma rede confiável e com alta disponibilidade. De acordo com Lehmann, normalmente, essas empresas apresentam necessidades como longa distância e centro de interesse pautado em grandes capitais.
Mas não são apenas as grandes que buscam esse tipo de solução para atender a demanda de transmissão de dados. Por contar com uma rede de cabos ópticos OPGW com mais de 16 mil quilômetros e 155 POPs, a Eletronet também é procurada por ISPs (Internet Service Provider), que também buscam qualidade e estabilidade, contudo num contexto de menor custo, com o objetivo de atingir as mais diversas regiões do interior do Brasil.
Diante do desafio de um mercado cada vez mais ávido por maiores capacidades de transmissão de dados, a Eletronet iniciou um grande processo de atualização de seus equipamentos e passará a operar com infraestrutura Ciena, uma das melhores do mundo em termos de alta tecnologia e que possibilitará uma utilização mais eficiente de todo o potencial dos cabos OPGW de sua rede. “Isso permitirá atingir 8.8TB de capacidade e atender a nova tecnologia 5G, em todos os 18 estados que atendemos atualmente”, destaca o diretor Lehmann.
Sua empresa já pensou em utilizar os cabos ópticos OPGW para transmissão de dados? Compartilhe suas experiências em nossos comentários.