Transformação Digital

Como IoT, Blockchain e IA estão mudando o agro?

A transformação digital está avançando no agronegócio; atualmente, quatro tecnologias compõem o grupo que é a aposta do momento: IoT, Blockchain, IA e Big Data. “A coesão entra essas tecnologias disruptivas está criando uma revolução na gestão de toda a cadeia produtiva do agronegócio”, afirma Samir Falco, líder de R&D da Solinftec.

As tecnologias disponíveis para o agro atendem desde a aplicação de fungicidas, irrigação, monitoramento de animais, controle de ambientes etc. “E o produtor precisa entender que somente automatizando os processos conseguirá mudar a realidade do controle operacional e consequentemente da qualidade das operações e dos custos de produção”, afirma Samir.

Ainda de acordo com o líder de R&D, cada uma dessas tecnologias pode ser adotada em fases e também de acordo com a necessidade de cada uma delas, o que facilita a implementação”, destacando as vantagens para a adoção do IoT, Blockchain, IA e Big Data no campo.

Se todas essas tecnologias vêm para somar, o Blockchain vem para permitir que a sua disseminação e instalação sejam irrestritas, ao garantir a máxima segurança dos processos. “A segurança e a fidelidade da informação são fatores muito importantes e o IoT elimina intervenção manual na geração dos dados, como também na outra ponta o blockchain garante que as informações não serão alteradas por nenhum participante da rede, garantindo a rastreabilidade de todo o processo produtivo”, conclui Falco.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.