O Futurecom, Tendências

Painel discute uso de microdutos e microvalas como alternativa à infraestrutura tradicional

Uma das atrações desse primeiro dia de Futurecom foi o Painel Futurenet @ ABRANET | Compartilhamento de Infraestrutura que abordou o uso de microdutos e microvalas para a implementação de fibra óptica. O assunto vem ganhando força entre as operadoras e os provedores de internet por ser considerado uma alternativa à infraestrutura tradicional das cidades brasileiras.

Participaram do debate Evelyn Vieira, engenheira de vendas da Duraline, Gilberto Giasseti, sócio-gerente da Porto Seguro, e Marco Atnonio Scocco, gerente de engenharia da Sterlite. Os três fizeram apresentações sobre a solução que envolve a instalação de microcabos ópticos por sopramento em microdutos, implantados, por sua vez, em microvalas.

Ainda  recente por aqui, a adoção de microcabos ópticos, microdutos e microvalas é comum em países da Europa, Ásia e América do Norte por oferecer benefícios importantes como a redução de custos. “Trata-se de uma solução viável, mas que exige, sobretudo, a certificação dos profissionais”, pondera Marco Atnonio Scocco, gerente de engenharia da Sterlite.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.