Tendências

Reposicionamento de carreira: uma necessidade em Telecom

A economia brasileira mostra sinais tímidos de recuperação. Diante do cenário persistente de crise, conseguir uma oportunidade de emprego pode exigir requalificação e até reposicionamento de carreira, formas de os profissionais se manterem relevantes no mercado de trabalho.

TI e Telecom estão entre as áreas mais promissoras para os próximos anos. E além das chances de trabalho para quem já é da área, esse setor irá absorver parte da mão de obra de outros setores profissionais que investirem no seu reposicionamento de carreira.

Para aumentar as chances de vencer em Telecom, a capacidade de transformação aliada à afinidade tecnológica, fenômeno ainda relativamente raro no Brasil, devem estar no foco do processo de reposicionamento – que será facilitado caso o trabalhador encontre algum ponto tangencial com a sua experiência anterior.

O principal desafio do reposicionamento de carreira é desenvolver a habilidade para fazer a transição para um ‘mundo novo’, com a maior velocidade possível, convivendo com o ‘mundo antigo’. E desenvolver a capacidade de conceber e implantar modelos de negócio inovadores que suplantem os antigos, mantendo os clientes”, explica o consultor da Korn Ferry na América Latina, Jairo Okret.

Reposicionamento de carreira: desafios de quem atua em Telecom

O setor de telecomunicações tem passado por transformações profundas nos últimos 25 anos ou mais. No Brasil, assim como em outros países, verifica-se como gatilho para esta metamorfose a mudança tecnológica, aumento dos serviços, elevação da penetração de mercado, universalização e a chegada de empresas concorrentes globais, que impulsionaram o crescimento do setor e aumentaram as oportunidades em Telecom.

Na esteira dessa nova realidade, os profissionais da área já têm enfrentado a necessidade de se reinventar e de apostar no reposicionamento de carreira. Especialista em Digital e Tecnologia para o mercado latino-americano, Okret destaca alguns eixos principais para o profissional de Telecom apostar, de olho no seu futuro dentro deste segmento de atuação.

Para se reinventar e conquistar uma posição de destaque, o profissional de Telecom deve investir no seu desenvolvimento, por meio de cursos, coaching, leitura, rotação de funções, projetos especiais, etc.

Outra possibilidade é aproveitar a demanda por profissionais de TI em empresas de diferentes setores de atuação (tanto estabelecidas como startups) ou investir em formação e experiências alternativas àquelas que tradicionalmente tem os profissionais de Telecom.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.