• Digital Futurecom is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conectividade

Por que usar analytics na cadeia de negócios?

As ferramentas de analytics proporcionam às indústrias um novo poder de gestão. Informações mais detalhadas, à disposição para auxiliar na tomada de decisões estratégicas e operacionais. O Analytics na indústria é um meio de melhorar a inteligência comercial e os controles de planejamento, que, por fim, ajudam a empresa na manutenção e aumento da sua competitividade.

As informações gerenciais são consolidadas de maneira rápida, por meio de um acompanhamento real e diário. “O resultado é que as definições estratégicas da empresa passam a ser mais assertivas e o processo para se chegar a elas, muito mais simples”, afirma a diretora dos segmentos de manufatura e logística da TOTVS, Angela Gheller Telles.

Informações que Analytics oferece à indústria

A adoção do Analytics na rotina industrial tem benefícios diretos para os resultados do negócio, como aumentar a produtividade do time comercial e a lucratividade da empresa.

Segundo Angela, com os indicadores comerciais em mãos, o gestor consegue saber, rapidamente, como foram as vendas por produto ou região, qual foi a margem de lucro e como está a sua distribuição. Além disso, existem visões sobre o perfil de consumo dos clientes, os que mais compram e os que precisam ser trabalhados pelos times em campo.

De um smartphone, em qualquer hora e lugar, é possível fazer a gestão à vista dos negócios e, assim, aumentar a produtividade das equipes comerciais.

E no financeiro, como o analytics auxilia a indústria?

Para Angela, outro exemplo claro do poder do analytics é na saúde financeira dos negócios. A indústria precisa ser bastante organizada nos processos de recebíveis e pagamentos, principalmente quando lida com diferentes fornecedores de matérias-primas.

Para facilitar, os dashboards mostram esses recebimentos por modalidade ou por cliente/ fornecedor – também é sinalizado se houve algum atraso, que implicou em juros para a empresa, para evitar este tipo de custo em uma próxima situação.

“Pensando na manutenção dos negócios, o Fast Analytics traz análises da inadimplência dos clientes, informações que são avaliadas automaticamente em um painel para que o gestor possa tomar ações para reverter o cenário, antes que a situação possa prejudicar a saúde financeira da empresa”, finaliza.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.