Transformação Digital

Blockchain vai mesmo reduzir custos?

Uma das possibilidades do uso do Blockchain que tem chamado a atenção é a sua possibilidade em reduzir custos. Entretanto, a real aplicação ainda vem acompanhada de dúvidas como se essa diminuição será imediata ou gradativa, ou ainda se há evidências que mostrem essa movimentação acontecendo.

De acordo com o COO da SAP Brasil, Jaime Muller, simplificar os processos e aumentar a confiança são as principais características da adoção da tecnologia Blockchain pelo seu aspecto fundamental de tirar a intermediação. Nesta escolha, a redução ou até eliminação de intermediários faz com que os custos sejam reduzidos.

Nos modelos atuais de transações de negócios demanda se uma troca intensa de informações (muitas vezes não digitais) para garantir a transparência e reconciliação entre os diferentes parceiros de negócio. Com o advento de Blockchain estamos adotando um modelo mais simples, menos intermediadores, além da eventual automação das regras deste negócio por meio dos Contratos Inteligentes (Smart Contracts).

“A remoção destes intermediadores e/ou automação destas atividades, sejam eles físicos ou digitais geralmente resultam em uma redução significativa dos custos envolvidos nestas operações”, comenta Muller. No entanto, devemos avaliar os benefícios alavancados por tais soluções sob a perspectiva da transparência, segurança, dos modelos de incentivos colaborativos e, acima de tudo,  produtos e serviços diferenciados para o cliente final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.