• Digital Futurecom is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Conectividade, Meios de pagamento, Tendências

Descubra novas tendências para meios de pagamento

Como num piscar de olhos, novas tendências e ferramentas para meios de pagamento surgem para otimizar processos para as empresas e, claro, facilitar cada vez mais a vida de seus clientes, em especial, à nova geração nascida já na era tecnológica.

Para Marcos Crivelaro, professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), a geração atual de jovens prefere dispositivos e meios de pagamento que não precisa de regras e contratos burocráticos:

“A geração atual de jovens prefere utilizar meios de pagamentos ágeis e tecnológicos. Ao invés de carregar um cartão ou os tradicionais cheques, preferem utilizar um aplicativo no celular ou digitar um login em um site para efetuar negociações comerciais. Também desejam o auxílio de AI [Artificial Intelligence] para não ter que dispender tempo para ler regras e contratos financeiros para rapidamente começar a operar e investir no sistema bancário”, afirma.

Tendências para meios de pagamento

O professor aponta uma série de tendências de meios de pagamento no exterior que já ganham força aqui no Brasil. Confira quais são elas:

Banco + Fintech

Enquanto os bancos têm reconhecimento da marca, conhecimento da indústria e uma base de clientes, as fintechs chegam ao mercado com tecnologias e agilidades disruptivas.

Não é à toa que bancos tradicionais vêm investindo em laboratórios de inovação em parceria com fintechs para conquistarem de vez o público jovem desbancarizado – e que faz questão de ser desbancarizado.

Recompensas

A criação de um sistema de recompensas é uma forte tendência que já está em vigor no Brasil, fruto da necessidade cada vez maior da entrega de produtos e serviços personalizados para cada cliente, ávidos por praticidade e conveniência.

“Os consumidores querem mais recompensas e estão dispostos a mudar de cartão e meios de pagamento para obtê-las. Essas recompensas devem atender às necessidades de estilo de vida do consumidor e serem entregues de forma perfeita em tempo real”, explica o professor da FIAP.

Tecnologias de meios de pagamento que atendem aos Millennials

As necessidades e exigências dessa parcela importante da população perante a tecnologia e finanças fez com que o mercado de meios de pagamento evoluísse mais rapidamente.

Eis alguns exemplos de tendências tecnológicas citadas pelo professor Marcos Crivelaro:

  • Reconhecimento facial e validação de pagamentos via selfie (comparando com foto pré-cadastrada);
  • Utilização de smartphone ou pulseira através de contato ao invés de cartão de débito/crédito.
  • Tecnologia da Voz: aumento de softwares inseridos em smartphones e assistentes pessoais para a execução de operações financeiras.
  • BIoT (IoT Internet of Things + Blockchain): a comunicação e comandos entre máquinas sob a segurança da inexistência de intermediários.
  • Moedas virtuais: facilitação da compra e venda de produtos no mercado interno e externo com menor tributação e intermediários.
  • Machine Learning e Inteligência Artificial (AI): auxílio para concretização de transações comerciais complexas e rotineiras e escolha mais adequada do tipo de investimento ao perfil do cliente.

E você? Acredita que o Brasil está preparado para receber todas essas tendências para meios de pagamento? Deixe a sua opinião nos comentários!

credenciamento-cards-future-payment-2018

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.