Especialistas

Diretor da IBM indica como aplicar inteligência artificial às telecomunicações

A inteligência artificial pode trazer eficiência às operadoras de telecomunicações tanto na gestão da infraestrutura quanto no atendimento ao cliente, é o acredita o executivo de soluções de indústria da IBM Brasil, Antonio Carlos Dias, ressaltando casos de uso de computação cognitiva por operadoras de telecomunicações.

“Muitas vezes, o que atrapalha o atendimento a um cliente em um call center é que o atendente não tem a resposta ao vivo, e tem de escolher”, comenta Dias. “Ou vai dar a primeira resposta que tem, e não vai ser a melhor, ou vai fazer o cliente esperar um tempo enorme para tentar buscar o que é relevante”.

De acordo com o executivo da IBM, sistemas cognitivos como o Watson conseguem encontrar a melhor resposta rapidamente, já que não depende de roteiros preestabelecidos, sendo uma plataforma em nuvem que “aprende” a respeito dos temas com que vai trabalhar. Esses sistemas entendem melhor a intenção de quem pede ajuda e trazem a melhor informação para atender o cliente.

Na área de infraestrutura, a inteligência artificial pode ser aplicada tanto aos dados que vêm da rede, no centro de operações, para prever possíveis problemas, quanto como um auxiliar de técnicos que estão em campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.