Vídeos

Mercado de cabos submarinos ganha novo fôlego com investimentos

De acordo com a presidente da Ciena no Brasil, Patricia Vello, o mercado de cabos submarinos recebeu uma nova onda de investimentos e isso deve reduzir o custo da conectividade no País. Além disso, a tecnologia SDN (sigla em inglês de rede definida por software) muda mercado de telecomunicações tanto do ponto de vista do cliente final quanto da operadora.

Os usuários finais terão acesso a muito mais serviços por meio de um único equipamento.  “Imagine o CPE (sigla em inglês de equipamento nas instalações do cliente) como um computador com interface de fibra óptica, com capacidade de aceitar vários aplicativos”, explica.

Ainda segundo Patricia, as operadoras poderão reduzir seus gastos operacionais, afinal a tecnologia SDN facilita a operação da rede. “Hoje, se há quebra de um par de fibras, para saber quais usuários das diversas tecnologias e aplicações são afetados, a operadora precisa ter múltiplos sistemas de gerenciamento, coordenados em camadas separadas”, diz Patricia.

O SDN traz um gerenciamento fim a fim do usuário, com automatização do provisionamento e de possíveis mudanças. A tecnologia ainda está em fase de testes ou de pequenas implantações nas operadoras brasileiras. Patricia lembra que recentemente, começamos a ter vários anúncios de novos projetos, que aumentam bastante a capacidade internacional

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.