Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Vantagens e desvantagens de receber pagamento em bitcoins

Article-Vantagens e desvantagens de receber pagamento em bitcoins

shutterstock_365875643

O sucesso das bitcoins como criptomoeda está sendo tão grande que atualmente é impossível falar de meios de pagamento sem citar a moeda que, apesar de nova, já movimenta milhões de dólares em transações financeiras ao redor do mundo.

Milhares de pessoas e empresas como Wordpress, XBox (Microsoft) e alguns estabelecimentos da rede de lanchonetes Subway já usam as bitcoins como formas de pagamentos ou mesmo alternativa mais segura para transações rápidas, seguras e livres de controladores como instituições governamentais e bancos.

Mas como uma criptomoeda que foi criada há pouco mais de oito anos, por um programador desconhecido - ou um coletivo de programadores -, se tornou o fenômeno que é hoje? Quais são suas vantagens e desvantagens? Quais são as expectativas para os próximos anos?

Entendendo o sucesso das bitcoins

A primeira vez em que o termo bitcoin foi mencionado na internet foi em 2008, em um paper publicado por Satoshi Nakamoto. Nesse documento, Nakamoto mencionou todos os aspectos tecnológicos não apenas da criptomoeda em si, mas também da tecnologia na qual ela se baseia: a blockchain.

Para entender o sucesso e todas as vantagens das bitcoins (e de todas as outras criptomoedas e iniciativas descentralizadas que surgiram até então) é necessário entender o que é blockchain.

Basicamente, trata-se de uma rede descentralizada de usuários que consegue, por meio de avançados sistemas de criptografia e um formato inteligente de operação, tornar todas as transações de dados seguras, rápidas e, principalmente, livre de servidores centrais.

Essa descentralização é sua principal vantagem porque, como não existe um servidor central, não existe um controlador. Além disso, a independência de servidores centrais torna a rede muito mais estável e segura para seus usuários - se um servidor “cair”, todos os outros continuam a operação normalmente.

Para se ter uma ideia de tamanha importância, teoricamente todas as transações financeiras das bolsa de valores hoje estão hospedadas em servidores centrais. Se, por um acaso, algo acontecer com esses servidores, todas as informações - isto é, dinheiro - serão perdidas.

Obviamente tal situação é hipotética e bastante improvável, mas serve para ilustrar a importância do conceito de blockchain - uma rede descentralizada.

As bitcoins e os investidores

Os investidores de bitcoins se diferenciam muito dos “investidores tradicionais” por uma série de motivos. Podemos citar como os três principais:

a) Bitcoin ainda é uma tecnologia disruptiva: por ir contra uma série de práticas consolidadas pelos bancos e instituições financeiras, as bitcoins ainda são vistas como criptomoedas paralelas ao mercado financeiro. Apesar disso não ser verdade, tal ideia torna a aceitação do investimento em bitcoins ainda raro entre bancos, multinacionais mais tradicionais e investidores conservadores.

b) A criptomoeda ainda é instável: como o mercado de bitcoins ainda é relativamente novo, o valor da criptomoeda ainda é bastante instável se comparado às bolsas de valores. Isso torna o investimento extremamente arriscado para investimentos maiores, na ordem dos milhões de reais.

c) As bitcoins não são criadas pelos governos: diferentemente das moedas tradicionais, como Real e Dólar, o surgimento de novas bitcoins depende diretamente do potencial de processamento de computadores localizados ao redor do mundo. Na prática, isso significa que os bancos e investidores não podem “se segurar” nos governos, que geralmente usam o seu poder para criar dinheiro que, na teoria, não poderia ser criado.

Todas essas razões torna os investimentos em bitcoin ainda raros nos meios tradicionais do mercado. Segundo especialistas este cenário tende a mudar conforme empresas modelo, como Microsoft e IBM, desenvolvem mecanismos mais seguros para lidar com a criptomoeda.

Vale a pena adotar as bitcoins?

Como qualquer outra tecnologia disruptiva, ainda é cedo para fazer projeções financeiras para as bitcoins. Contudo, a criptomoeda já é uma realidade em milhares de países e a tendência é que o número de usuários somente cresça nos próximos anos.

Como enfatiza Guto Schiavon, especialista da corretora de bitcoins Foxbit:

“Grandes bancos internacionais estão entrando em crise, o que acaba por comprometer os investimentos, e os bitcoins aparecem como a solução, pois estão em crescimento e a tendência é de que seu valor aumente nos próximos anos. A modalidade é uma moeda autônoma por não possuir vínculo com empresas estatais, o que auxilia na fuga das turbulências no mercado.”

E vocês, quais são suas expectativas para o uso de bitcoins nos próximos anos? Confira mais conteúdos sobre meios de pagamento no Brasil e no mundo em nosso canal de conteúdo.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar